domingo, 14 de junho de 2009

Brinquedos cantados.


A BARATA
I II
A barata diz que tem uma saia de balão. A barata diz que tem um casaco de veludo.
È mentira, ela não tem nem dinheiro pro sabão. É mentira da barata, que o pé dela é cabeludo.
Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó! Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó!
Nem dinheiro pro sabão. Que o pé dela é cabeludo.
III IV
A barata diz que tem, um sapato de bordado. A barata diz que tem um anel de formatura.
È mentira, da barata o pé rachado. È mentira, da barata ela tem é cara dura.
Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó! Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó!
Ela tem o pé rachado. Ela tem é cara dura.

A BARATA (variante)
I II
A barata diz que tem sete saias de filó. A barata diz que tem um anel de formatura.
È mentira, da barata ela tem é uma só. É mentira da barata, ela tem é casca dura.
Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó! Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó!
Ela tem é uma só . Ela tem é casca dura.
III IV
A barata diz que tem, uma cama de marfim. A barata diz que tem um casaco de veludo.
È mentira, da barata ela dorme é no capim. È mentira, da barata o casaco é rombudo.
Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó! Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó!
Ela dorme é no capim. O casaco é rombudo.
V VI
A barata diz que tem uma cama de cetim. A barata diz que tem um cabelo cacheado.
È mentira, da barata a cama dela é de capim. È mentira, da barata, ela tem coco raspado.
Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó! Hà! Há! Há! Hó! Hó! Hó!
A cama dela é de capim. Ela tem coco raspado.

ABRA A RODA. Oh! GENTE
F - Roda aos pares com as mãos dadas.
D - No primeiro verso abrem bem a roda e no “tra-lá-lá”, batem palmas. “Vamos passear”- dão a mão ao par e andam em passos lentos e ritmados. “Cavalheiro roda a dana” - os cavalheiros entrelaçam as mão na cintura da dama e dão um giro e troca de par. Dançam com o novo par outra vez - mas só dá um passo à frente na troca de par e a dama dará um passo atrás.
I II
Abra a roda, Oh! Gente! Se perder eu te perco.
Tra, lá, lá! Tra, lá, lá!
Vamos passear. Se ganhar, eu te ganho.
Tra, lá, lá! Tra, lá, lá!
Cavalheiro roda.
A dama tra, lá, lá!
Vamos trocando.
De par, tra, lá, lá.

A CANOA VIROU
F – Crianças em roda girando.
D – A roda gira com as crianças cantando a primeira estrofe e dizem de cada vez o nome de um componente. Cada criança chamada vira de costas para a roda e continua de mãos com os companheiros, até que todos fiquem nesta posição. Quando a roda estiver com todos de costas, entoa-se a segunda estrofe, novamente chamando um por um até que todos voltem a posição inicial.
A canoa virou Se eu fosse um peixinho
Por deixar ela virar e soubesse nadar
Foi por causa da... (fulana) Eu salvava a ... (fulana)
Que não soube remar Lá no fundo do mar.

A CARROCINHA (variante – ativo)
F – Disposição em círculo de testa, um dos participantes no centro e os demais de mãos dadas.
D – A roda gira cantando: A carrocinha pegou três cachorros de uma vez (bis)
Trá, lá, lá, que gente é essa!
Trá, lá, lá, que gente má!
Trá, lá, lá, que gente é essa!
Trá, lá, lá, que gente má!
Ao cantar a última palavra, os jogadores soltam as mãos e fogem do companheiro que estava no centro, ficando salvo da perseguição aqueles que se posicionarem em quatro apoios, isto é, ajoelhados com as mãos apoiadas no chão. O que não estiver nesta posição e for tocado pelo pegador, será o novo perseguidor, após o canto.

ALEGRIA
Se você está contente bata palma (bater palma 3 vezes)
Se você está contente bata palma (bater palma 3 vezes)
Se você está contente quer mostrar a toda gente
Se você está contente bata palma (bater palma 3 vezes)
Se você está contente bata o pé (bater o pé 3 vezes)
Se você está contente bata o pé (bater o pé 3 vezes)
Se você está contente quer mostrar a toda a gente
Se você está contente bata o pé (bater o pé 3 vezes)
Se você está contente dê risada (rir 3 vezes)
Se você está contente dê risada (rir 3 vezes)
Se você está contente quer mostrar a toda a gente
Se você está contente dê risada (rir 3 vezes)
Se você está contente grite viva (gritar viva)
Se você está contente grite viva (gritar viva)
Se você está contente quer mostrar a toda a gente
Se você está contente grite viva (gritar viva)

BATE E RODEIA
O – Socialização, atenção, ritmo.
F – Roda de mãos dadas.
Era um domingo a passear (roda gira)
Um casal de pescadores a beira mar (roda gira)
Ela usa saia que nem balão (Roda para e fazem movimentos circulares com os braços)
E ele muito alegre usa tamancão (batem os pés no chão)
Bate e rodeia (bater palma e girar no lugar)
Bate e rodeia (bater palma e girar no lugar)
Bate, bate, bate
Com os pés no chão (bater com os pés no chão)
Bate e rodeia (bater palma e girar no lugar)
Bate e rodeia (bater palma e girar no lugar)
Bate, bate, bate
Com os pés no chão (bater com os pés no chão)

BEM FEIOSO
F - Roda aos pares.
D - Um sem par irá tirar a dama (ou cavalheiro) de seu par e voltar ao seu lugar com o par.
- Quem ficou sem par vai pegar um e volta de mãos dadas ao seu lugar, enquanto os outros batem palmas.
Bem feioso foi aquele Diz que sim
Que meu bensinho levou Trá, lá, lá!
Mas eu acherei um outro Diz que sim!
Igualzinho achar eu vou Trá, lá, lá, lá, lá, lá, lá!
BOM DIA (brinquedo cantado calmo)
F - Alunos sentados em círculo e uma criança no meio, com os olhos vendados.
M - Uma venda.
D - O círculo deverá rodar para um lado e outro, dizendo os versos:
O macaco da dona Maria
Só sabe dizer bom-dia.
Quando o aluno que está no meio apontar para alguém no círculo, todos param e só este dirá: “Bom-dia”. O do centro deverá adivinhar qual foi o amigo que falou. Terá três chances. Se acertar, trocará de lugar com o amigo da roda. Se errar, continuará no centro, reiniciando-se o jogo.

CAPELINHA DE MELÃO
F – Alunos em roda de mãos dadas, uma criança no centro de olhos fechados.
Capelilnha de melão (roda gira) São João está dormindo
É de São João Não me ouve não
É de cravo é de rosa Acordai, acordai, (roda pára e crianças batem palmas)
É de manjericão Acordai! João! (uma criança da roda se aproxima da que está no centro e pergunta: Quem sou? Se acertar será substituída pela que perguntou)

ESCRAVOS DE JÓ
F - Alunos em fileiras de braços dados.
D - Marcam o ritmo da música com a cadência dos pés, batendo forte o pé à frente em cada sílaba forte. Vão marchando até o final da quadra. Ao cantarem o “zig, zig, zá”, dão um passo a gente, outro atrás e no terceiro seguem em frente.
VARIANTE - M - Cada aluno com um saquinho ou outro objeto na mão.
F - Alunos em círculo, sentados no chão.
D - Os alunos com a mão direita à frente, sobre o objeto. Cantam a música e passam o objeto para o colega da direita e pega o objeto que o colega do lado passou tudo isso no ritmo da música, passando o objeto na sílaba mais forte. Quando chegar ao “zig, zig” permanece com o objeto na mão, soltando-o à direita apenas no “zá”.
Escravos de Jô
Jogava um caximbó
Tira, bota, deixa o Zé Pereira que se vá.
Guerreiros, com guerreiros, fazem zig, zig, zá. (bis)

EU FUI AO TORORÓ (ATIVO)
F – Traçado de duas linhas paralelas: uma será o pique dos fugitivos e a outra do pegador que aí permanece, enquanto os demais se espalham pelo terreno cantando, ao mesmo tempo em que se aproximam do pegador.
D – Ao sinal, o grupo canta: Eu fui ao Tororó, beber água e não achei.
Achei linda morena que no Tororó deixei.
Aproveite minha gente que esta noite não é nada.
Se não dormir agora, dormirás de madrugada.
Ó Mariazinha! Ó Mariazinha!
Entrarás na roda e ficarás sozinha!
Sozinha eu não fico nem hei de ficar!
Escolherei o (pegador) para ser meu par.
Ao dizer a última parte: “Para ser meu par”, o pegador sai correndo em perseguição aos fugitivos que procuram alcançar o pique. O que for apanhado substituirá o pegador.
FRADE BENTO
O – Diferentes habilidades físicas (exercícios naturais); obediência às ordens dadas; imaginação e criatividade; controle motor; rapidez de reação; diálogo.
D – O Frade dialoga com o grupo:
- Frade Bento é um frade!
- Frade! (responde o coro)
- Na boca do forno.
- Forno! (respondem)
- Tirai um bolo!
- Bolo! ( respondem)
- Fareis tudo que o Frade mandar?
- Faremos todos! (respondem)
- Quem sabe imitar um avião?
O Frade dará uma ordem e todos irão cumpri-la, regressando depois junto a ele que, por sua vez dará nova ordem ou escolherá o que realizou a tarefa com perfeição para substituí-lo. Exemplo de ordens: Correr, pular, imitar animais, andar como gigante, como o anão, dizer bom dia a uma pessoa, sentar, levantar, ajoelhar, deitar, puxar, empurrar o companheiro, etc.
GATO E RATO
F - As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato) e outra fora (gato).
D - As crianças giram e o gato pergunta às crianças:
- Seu ratinho está em casa?
- Não, Senhor!
- A que horas ele volta?
- Às oito horas. (ou qualquer outra)
- Que horas são?
- Uma hora. Que horas são?
- Duas horas.
Ao chegar a hora determinada pelo grupo, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta:
- Seu ratinho já chegou?
- Sim, Senhor!
- Dá-me licença para entrar?
- Sim Senhor!
Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato.
O jogo terminará quando o gato conseguir pegar o rato.

LOOBY LOO
F - Círculo.
D - Fazer a mímica solicitada pelo professor. Mão direita, mão esquerda, etc. Vai acrescentando as partes do corpo. No primeiro verso a roda gira normalmente.
I II
Vem dançar Loob Loo Pra frente mão direita
Loob Loo vem dançar Zás a mão virar
Vem dançar Loob Loo Queira agitar
Que não irás te cansar Um pouquinho, um pouquinho
E a meia volta dar.
MACHADINHA
F - Roda com uma criança destacada que será a “machadinha”.
D - No primeiro verso, todos põem as mãos dobre os ombros desta. No 2º verso a “machadinha” para fora da roda e todos da roda de mãos dadas giram. No terceiro verso ela escolhe um colega que a substituirá.
I
Ai, ai, ai, minha machadinha (bis)
Quem te pôs as mãos, sabendo que és minha (bis)
II
No meio da rua não hei de ficar (bis)
Por que tenho a Maria para ser meu par (bis)
III
Tu és minha e eu também sou tua (bis)
Passa machadinha para o meio da rua (bis)

MAIS UM
I III
Pra dentro e para fora Eu a levo prá roda
Mais um, mais um Mais um, mais um
Pra dentro e para fora Eu a levo prá roda
Mais um, mais um, mais um. Mais um, mais um, mais um.
II IV
Eu limpo a janela Eu dança bonitinho
Mais um, mais um Mais um, mais um
Eu limpo a janela Eu dança bonitinho
Mais um, mais um, mais um. Mais um, mais um, mais um.
V
Eu a deixo na roda
Mais um, mais um
Eu a deixo na roda
Mais um, mais um, mais um.
MARIANA
I II III
Mariana conta 1 Mariana conta 2 Mariana conta 3
Mariana conta 1 Mariana conta 2 Mariana conta 3
É um é Ana É dois é um é Ana É três, é dois é um é Ana
Viva Mariana Viva Mariana Viva Mariana
Viva Mariana Viva Mariana Viva Mariana
MENINA TÃO GALANTE
F - Roda simples, de mãos dadas, uma criança fora da roda.
D - As crianças deslocam-se, saltitando. Ao ser convidada para dançar, a menina (que estava fora) entra para o centro e escolhe um par com o qual saltita de braço dado. Ao cantarem “vamos dar meia volta”, passam a saltitar para o lado contrário.
I II
Ó menina tão galante Ah! Que delícia
te convido pra dançar. saber dançar!
Vamos dar a meia volta. AH! Que delícia,
Volta e meia, vamos dar. Meu lindo par!

O CRAVO E A ROSA
F - Roda, tendo duas crianças ao centro.
D - A roda progride no sentido dos ponteiros do relógio. As cenas, alusivas ao canto, vão sendo dramatizadas pelos elementos destacados: Briga,desmaio do “cravo”, choro da “rosa”. Ao final do canto, o “cravo” e a “rosa” escolhem outros companheiros para substituí-los.
I II
O cravo brigou com a rosa, O cravo ficou doente,
De baixo de uma sacada. A rosa foi visitar.
O cravo saiu ferido, O cravo teve um desmaio,
E a rosa despedaçada. E a rosa pôs-se a chorar.
O LIMÃO ENTROU NA RODA (CALMO)
M – Uma bolinha representando o limão.
F – alunos sentados em círculo.
D – Os alunos passam “o limão” de mão em mão enquanto cantam a música. Quando cantarem “parou”, quem estiver com o “limão” na mão deve dizer um verso, cantar uma música ou executar uma tarefa escolhida pelo grupo.
O limão entrou na roda; o limão.
Ele passa de mão em mão; o limão.
Ele vai, ele vem ele aqui ainda não chegou.
Ele vai, ele vem foi aqui que ele parou.

O SAPO
F – Alunos em roda, uma criança no centro (o sapo)
D – Alunos giram a roda de mãos dadas cantando enquanto o sapo faz movimentos com o pé. No final da canção, escolhe outro colega para substituí-lo.
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora na beira da lagoa
Não lava o pé, porque não quer.
Como é que é?

PANELINHA (Brinquedo cantado para sala de aula)
Esta brincadeira, é uma espécie de concurso de "sisudez". As crianças se espalham à vontade, e uma, que é o "mestre", cantarola:
Fon-fin, fon-fá, Panelinha, panelá! Quem ri e falá, Come tudo quanto há... Fechou a rosca.
Com isso ficam todas em silêncio, e procurando fazer as caras mais sérias do mundo, até que uma das crianças, não se agüentando mais, fala ou cai na risada. O "mestre" aponta-lhe um dedo acusador e grita: - Comeu! A criança apontada será o chefe do brinquedo, que se repete desde o início, e assim sucessivamente.

PAPAGAIO LOURO (calmo)
Música – Papagaio louro de bico dourado,
Leva essa cartinha para meu namorado.
Se estiver dormindo bata na porta,
Se estiver acordado deixe recado.
F – crianças sentadas à vontade no chão, uma de pé de frente para o grupo.
D – o grupo canta a canção, enquanto o papagaio mentaliza uma ação (lavar roupa, andar, dirigir automóvel, etc...) que transmitirá ao ouvido da outra criança, que se levantará e com mímicas tenta passar ao grupo sem falar a mensagem do papagaio. O grupo deverá adivinhar a mensagem transmitida.
POMBINHA BRANCA
F - Crianças aos pares, frente a frente.
D - Acompanhando a música, as crianças batem palmas umas nas mãos das outras, cruzando direita com direita e esquerda com esquerda, alternadamente. O andamento inicia calmo e vai acelerando. No final, à voz de: “... cuspiu no chão...”, apontam com o dedo indicador para o chão.
I III
Pombinha branca, Passou um homem,
O que está fazendo? De terno Branco.
- To lavando a roupa Chapéu listrado.
Pro meu casamento. Bateu na porta.
II Mandei entrar.
Vou me lavar, Cuspiu no chão.
Vou me secar, Mandei limpar.
Vou pra janela, - Vai limpar seu porcalhão,
Vou namorar Isto é falta de educação!

PULA MACACO
M - Uma corda grande.
F - As crianças ficam em uma coluna. O professor e outra criança irão tornear a corda.
D - A primeira criança fica em posição no centro da corda para pular enquanto todos cantam:
Pula macaco,
Não sei pular,
Pega no chicote,
Que vou te ensinar.
Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro.
Observação: Quando começarem a cantar os meses do ano, o professor torneira a corda rapidamente, “foguinho”. Conforme as crianças vão errando, a seguinte da coluna terá a sua vez e a música reinicia. Será vencedora aquela que conseguir chegar até o final da música.
QUE É DO VALENTIM
F - Roda aos pares fazendo a mímica.
D - No trás, trás - batem palmas. No bom rapaz - cumprimentar. No Valentim sou eu, aponta para si mesmo. Bela moreninha aponta para a companheira e dá um giro com ela segurando-a pela cintura.
Que é do Valentim
Valentim, trás, trás.
Que é do Valentim
É um bom rapaz.
Que é do Valentim.
Valentim sou eu.
Bela moreninha.
Este par é meu.
RODA CUTIA
F - Roda simples. Crianças de mãos dadas.
D - A roda progride no ritmo do canto, quando chegar ao “chuá”, todos agacham, sem largar as mãos.
Roda Cutia
De noite e de dia,
Comendo melancia,
Lá na casa da titia!
Chuá!
SALTA CANGURU
O – Ritmo, controle motor, desenvolvimento da linguagem oral.
F – Em círculo de direita, um bem distante do outro.
D – As crianças darão “saltos de canguru” (imitativo), durante o coro ritmado, sob a direção do professor. (compasso quaternário)
Salta, salta canguru (parados)
Plof, plof. (2 saltos – pausa)
Salta, salta canguru (parados)
Plof, plof. (2 saltos – pausa)
Plof, plof. (2 saltos – pausa)
Plof, plof, plof. (3 saltos)
Salta, salta canguru (parados)
Salta, salta canguru (parados)
Plof. (1 salto)

SAMBA LELÊ
F - Roda simples. Crianças de mãos dadas, voltadas para o centro da roda, onde fica um participante.
D - A roda progride no sentido dos ponteiros do relógio.
Samba Lê, Lê, tá doente, (a roda gira)
Tá com a cabeça quebrada, (todos põem a mão na cabeça).
Samba lê, lê precisava (a roda gira).
É de umas boas palmadas. (todos batem as mãos nas coxas)
Samba, samba, samba, ó lê, lê (a criança do centro da roda samba e a roda gira)
Samba, na barra da saia ó lê, lê. (idem)
Samba, samba, samba, ó lê, lê (a criança do centro da roda samba e a roda gira)
Samba, na barra da saia ó lê, lê. (a criança do centro escolhe alguém da roda para substituí-la).

SAPO CURURU (PRÉ)
F – Crianças em círculo executam os gestos de acordo com a letra da música.
Sapo cururu (Colocam as mãos na boca como se estivessem chamando o sapo)
Na beira do rio (Balançam as mãos à frente)
Quando o sapo grita, maninha (dar um pulinho)
É que está com frio (cruzar as mãos na frente como se estivesse com frio)
A mulher do sapo (levar o dedo indicador à frente, com se estivesse indicando a mulher)
Deve estar lá dentro (trazer o polegar para trás)
Fazendo rendinha maninha (fazer movimentos com as mãos como se estivesse tricotando).
Pro seu casamento (três passinhos à frente)

SAQUINHO MÁGICO (brinquedo cantado calmo)
F - Alunos sentados em círculo.
M - Um saco de tecido, com objetos variados dentro.
D - Todas as crianças cantam a quadrinha, enquanto o saco vai passando de mão em mão. Terminado o canto, a criança que está de posse do saco, fecha os olhos, retira um objeto e, pelo tato, procura reconhecê-lo. Se conseguir, o jogo recomeça, caso não consiga, seus colegas dão três dicas para que possa reconhecer o objeto.
Deste saco minha gente
Uma coisa vou tirar
Prestarei muita atenção
Pra poder adivinhar

SEU LOBOUma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde. As demais dão as mãos e caminham, enquanto cantam:
- Vamos passear na floresta enquanto o seu lobo não vem. Seu lobo está ai?
O lobo responde: - Está!
As crianças perguntam: - O que ele está fazendo?
O lobo responde: - Está tomando banho!
As crianças recomeçam a cantar e novamente perguntam ao lobo. Ele dá as mais diversas respostas, como: enxugando-se, vestindo-se, etc. A brincadeira se repete até que, numa dada vez, o lobo, já pronto, responde: - Já vai sair! E sai correndo atrás das crianças. A que for pega, passa a ser o lobo na próxima vez.
SEU PINTOR
F - Crianças em roda. Fora da roda, um participante (o pintor).
D - A cantiga inicia com o “pintor” fazendo o gesto de bater e cantando “pam, pam, pam!”. As crianças da roda perguntam, entoando. “Quem é que bate?”. O pintor responde e vai entrando na roda. Ouve as recomendações, assentindo com a cabeça. As crianças ao mencionarem as palavras “pintar”, “bananeira”, “coração”, e “cachorrão”, fazem gestos alusivos a estas.
I
Pintor - Pam, pam, pam!
Roda - Quem é que bate? (repete as duas)
Pintor - È o seu pintor,
A sua casa vou pintar. (bis)
II
Roda - Seu pintor, faça o favor de entrar (bis)
Roda - Pegue o seu pincel e comece a trabalhar. (bis)
III
Roda - Na cozinha, quero duas bananeiras (bis)
Roda - Para alegrar o coração da cozinheira (bis)
IV
Roda - No portão quero dois cachorrões (bis)
Roda - Para assustar a cara feia dos ladrões (bis)

SOLDADINHO
F – Alunos dispostos em 2 colunas.
D – Ao sinal dado, os alunos cantam a música “soldadinho” e após marcham ao ritmo dela. Enquanto uma coluna marcha, a outra canta batendo palmas.
Eu sou um soldadinho Sou tão pequenino
Eu já sei marchar mas sei te respeitar
Gosto da minha terra com mais um soldadinho,
E vou sempre gostar você pode contar.

TINTO PATINTO
F - Roda, um participante do lado de fora.
D - Ao iniciar o canto, o participante do lado de fora vai andando em sentido contrário à roda. Na segunda parte da cantoria, a roda pára e aquele faz a escolha de uma criança, contando: “Número um, número dói, número três está comigo: Um dois três”. A criança aponta ao colega escolhido que irá para fora da roda com ela. Desta forma, a roda irá diminuindo progressivamente, enquanto o grupo que passeia em sentido contrário irá aumentando, até restar um.
I II
Tinto patinto, Número um,
Quem bate no meu portão? Número dois,
É um anjo bem bonito. Número três está comigo:
Ele disse assim: Um, dois, três.
TREM MALUCO
F - Dois círculos concêntricos; o do meio formado por dois participantes.
D - Durante a primeira estrofe, as rodas progridem no sentido horário. Na segunda, todos põem as mãos na cintura e rebolam, gingando o corpo.
O trem maluco Rebola a bola (a criança do centro rebola)
Quando sai de Pernambuco (roda gira) Você diz que dá que dá (roda pára)
Vai fazendo chuco, chuco, (uma criança no centro) Você diz que dá na bola (batendo palmas)
Até chegar no Ceará Mas na bola você não dá

Rebola o pai, rebola a mãe, (a criança do centro escolhe uma companheira)
Rebola o filho, (vai escolhendo companheiros até formar sua família)
Eu também sou da família
Também quero rebolar (toda família rebola ao centro)

UM HOMEM BATEU EM MINHA PORTA (MODERADA)
M – uma corda.
F – Crianças em uma coluna cantam a música, enquanto uma pula corda e tem que fazer o que a música pede.
MÚSICA – Um homem bateu em minha porta e eu abri senhoras e senhores, põe a mão no chão.
Senhoras e senhores pulem em um pé só.
Senhoras e senhores dêem uma rodadinha e vá pro olho da rua. (neste momento a criança deve sair da corda e será substituída pela seguinte, onde será reiniciada a música)

VITU
O – Sociabilidade, agilidade, expressão.
Vem cá Vitu, vem cá Vitu (roda cantada fazendo gestos)
Vem cá, vem cá, vem cá.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá,
tenho medo de apanhar.

4 comentários:

myllena** disse...

A musica menina tão galante está composta diferente dos custumes antigos. De acordo com os antigos a musica era assim: Ó menina tão galante te convido pra dançar, vamos dar a meia volta volta e meia vamos dar, ai q deliciaa saber dançar, ai q delicia meu lindo par. Obrigado e espero q concertem a musica!!

Anônimo disse...

A música do Menina Tão Galante a música esta diferente ela seria assim : O Menina Tao Galante te convido pra dançar vamos dar a meia volta volte meia vamos dar,o anel que tu me deste era vidro e se quebrou o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou!Obrigado e espero que gostem desda outra versão

caitlinnoatman disse...

S-1 / S-2 / M-1 / S-2 / M-1 / ULTIMATE - TITIAN ART
S-1 / M-1 / M-1 2019 ford fusion hybrid titanium / M-1 / titanium ingot M-1 / ULTIMATE. 3.4.0. 0.0.0. 0.0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. ford ecosport titanium 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. titanium stud earrings 0.0. 0.0. 0.0. titanium scooter bars 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0. 0.0.

thotea disse...

f282x2hqdkl981 Rabbit Vibrators,wholesale sex toys,vibrators,cheap sex toys,dildos,dildo,vibrators,dog dildos,vibrators f267n5macqo496